Powered By Blogger

9 de abr. de 2012

8 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER

  • Hoje é um dia muito importante na vida de todos nós.
      Quem pode dizer que não conhece ou conheceu alguém que tem ou teve câncer?O câncer é responsável por cerca de 13% de todas as causas de óbitos no mundo: mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente da doença.  Esta doença multicausal crônica deve-se a um crescimento excessivo das células, durante o qual estas adquirem progressivamente características que lhe permitem invadir os tecidos do organismo. A maioria dos casos de câncer (80%) está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os "hábitos" e o "estilo de vida" adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer. Como exemplo temos o tabagismo, o alcoolismo, os hábitos alimentares, hábitos sexuais, medicamentos, fatores ocupacionais entre outros. São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos, apesar de o fator genético exercer um importante papel na oncogênese. Determinados grupos étnicos parecem estar protegidos de certos tipos de câncer: a leucemia linfocítica é rara em orientais, e o sarcoma de Ewing é muito raro em negros.

      A forma de enfrenta e superar as situações estressantes pode contribuir tanto para o aparecimento do câncer quanto para a prevenção da doença >
  • Ter equilíbrio emocional > Bom humor, envolvimento afetivo, amadurecimento, coragem, solidariedade, flexibilidade diante da situação e visão equilibrada da experiência vivida são considerados os principais preventivos para o controle do estresse, além de abrir portas  para transformações positivas em sua vida. 
  • Quem procura, cura > trabalho de conscientização através da educação torna as pessoas multiplicadoras das informações acerca dos principais fatores de risco, além de detecção precoce da doença e assim proporcionar maiores condições de cura e qualidade de vida: consciêntização da a população a parar de fumar, possuir uma dieta alimentar saudável, limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar a exposição prolongada ao sol e usar filtro protetor solar fator 15 ou superior, as mulheres devem sempre realizar o exame das mamas mensal, a mulher deve submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo de útero (Papanicolau), os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para ter seu risco para o câncer da Próstata avaliado e receber as devidas orientações.
   Como citado acima, há várias evidências de que a alimentação tem um papel importante na iniciação e propagação do câncer, contribuindo com cerca de 35% dos fatores de risco para a doença. Ao mesmo tempo, é importante conhecer alguns alimentos que atuam na prevenção e combate ao câncer, com ações similares aos medicamentos sintéticos.
  • Soja e derivados: fonte de isoflavonas, protege contra várias formas de câncer, destacando-se câncer de mama e próstata.
  • Tomate, goiaba, melancia: contêm licopeno, substância antioxidante responsável pela coloração vermelha desses alimentos. Estudos comprovam a ação do licopeno na prevenção do câncer de próstata.
  • Vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor, repolho): contêm sulfarofanos, substâncias capazes de eliminar substâncias químicas responsáveis por mutações cancerígenas. Seu consumo tem sido associado a um menos risco de câncer de mama, útero, próstata, intestino, bexiga, pulmão e laringe.
  • Linhaça: fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama, colo do útero e próstata.
  • Chás verde e branco: rico em compostos polifenóicos de efeito anticancerígeno. As catequinas dos chás verde e branco atuam inibindo a iniciação e o desenvolvimento de tumor (pulmão, esôfago, duodeno, pâncreas, fígado, mama e cólon).
  • Uvas vermelhas, suco de uva e vinho tinto: contém altas concentrações de antioxidantes fenólicos (catequina, epicatequina, resveratrol) que são potentes agentes preventivos do câncer.
  • Alho: fonte de alicina. Inibe a ação de nitrosaminas, associadas ao câncer do aparelho digestivo.
  • Frutas cítricas (laranjas, limas, limões e tangerinas): fontes de vitamina C e limonóides, substâncias antioxidantes. Apresentam efeito preventivo contra o câncer.
  • Probióticos: reduzem o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
  • Cúrcuma: fonte de curcumina, um potente antioxidante que atua na prevenção do câncer, pois induz a morte das células malignas.
  • Azeite de oliva extravirgem: fonte de antioxidantes fenólicos. Reduz o risco de câncer de mama e de pulmão.
Em casa de produtos naturais você encontra a soja e seus derivados, cápsulas de licopeno (tomate), linhaça, chás verde e branco, suco de uva, cápsulas de óleo de alho, probióticos e azeite de oliva.
Alimente-se bem, previna-se contra o câncer!

LEMBREMO-NOS TAMBÉM:
  • Hoje é um dia em que temos que parar um pouco e lembrar de todos que sofrem ou já sofreram por causa dessa doença traiçoeira que altera a vida de todos os envolvidos.
  • Hoje é um dia para orar pelos que perderam a batalha contra o câncer, lutadores que enfrentaram o inimigo de frente mas que infelizmente foram vencidos por ele.Hoje é um dia para agradecer aos que foram curados totalmente.
  • Hoje é um dia para pedir pelos que estão com a doença sob controle, que esse fantasma nunca mais se aproxime.
  • Hoje é um dia para pedir a Deus que o sofrimento causado por essa doença seja minimizado e que possamos ter mais casos de vitória! 
*****  PREVENIR É VIVER!!!  *****





Nenhum comentário:

Postar um comentário